O futuro já chegou para muitas áreas, e no meio jurídico isso não é diferente.
Uma dessas inovações é a advocacia 4.0, um conceito que tem tomado o espaço jurídico atual, e que promete impactar as atividades daqui em diante.
Se você não faz a menor ideia do que é advocacia 4.0 e como isso influencia o mercado, continue a leitura para entender um pouco mais sobre essa “revolução”, e claro, o que fazer para conseguir enfrentar essa realidade.
O que exatamente é advocacia 4.0?
O termo se refere ao meio atual, onde cada vez mais temos o uso de tecnologias para mediar as atividades do cotidiano e também no trabalho.
Neste caso, a advocacia 4.0 vem como uma aliada ao trabalho do advogado, já que permite, dentre outras coisas:
Se conectar melhor com seus clientes, especialmente os que estão acostumados com interações digitais e também os que estão geograficamente distantes;
Melhorar processos cotidianos, reduzindo tempo, gastos com recursos e até mesmo erros corriqueiros;
Ampliar a qualidade do atendimento ao cliente, já que os processos utilizados deverão permitir atividades mais seguras.
E já para deixar claro, a advocacia 4.0 não consiste exatamente em manter um site, contas em redes sociais e instalar um software no seu escritório.
São necessárias mais atividades e adaptações, justamente para que o advogado seja compatível com o mundo atual e as várias necessidades dos consumidores.
Como a advocacia 4.0 funciona?
O principal objetivo da advocacia 4.0 é colocar advogados e clientes na mesma página quando o assunto é inovação tecnológica e prestação de serviços.
Para isso, o profissional terá que se preparar, buscando desenvolver as seguintes características:
Acessibilizar o conhecimento jurídico - fazendo isso através de redes sociais e blogs, de maneira a garantir que os clientes também conheçam termos e procedimentos básicos da área, e assim possam se informar melhor e tomar decisões mais aproximadas à realidade.
Ter a tecnologia como aliada ao trabalho - com os itens mais simples, a exemplo de sites e sistemas, mas também com novidades e inovações, como inteligência artificial. A tecnologia garante eficiência e conexão, além de permitir que tarefas repetitivas desapareçam.
Ações mais criativas - já que os clientes vão necessitar ainda mais de resoluções que se adequem às suas demandas. O velho modo de advogar, exigindo papéis impressos, conversas presenciais e até mesmo audiências presenciais, pode já estar no caminho para ser modificado.
Constante inovação - seja absorvendo as novidades tecnológicas para o meio jurídico; seja desenvolvendo os próprios mecanismos de atender às várias demandas do mercado.
Agilidade nos processos - um dos pontos mais aguardados, que deverá vir conforme eles fiquem mais automatizados e digitais, permitindo reduzir tempo com burocracias complexas.
Exatamente por isso que, como já explicamos, a advocacia 4.0 não é exatamente sobre ter mais computadores ou sistemas, mas sim sobre deixar o processo jurídico mais ágil, eficiente, acessível e compreensível para todas as partes, de advogados a clientes.
Como a advocacia 4.0 impacta o mercado?
Provavelmente você já entendeu que a área vai impactar não apenas a atuação dos escritórios de advocacia, mas o mercado como um todo.
Seguem então os principais impactos dessas mudanças para o mercado atual e futuro:
A conexão com os clientes deverá ser diferente - sendo que o atendimento, as conversas, os procedimentos e vários outros pontos deverão ocorrer principalmente de modo digital, a exemplo de reuniões virtuais, assinatura digital, etc.
Quem não se adequar, poderá perder trabalho - considerando que até mesmo os tribunais estão se preparando para esta nova realidade. Fora isso, os clientes estão aprendendo onde e como procurar advogados, e também como escolher baseando-se nas suas necessidades.
Os preços devem ser modificados - onde já se estima que alguns processos deverão ficar relativamente mais baratos, bem como os atendimentos. Ainda não existe uma definição correta, mas certamente o mercado vai pedir por essas modificações e os atentos devem conseguir se modificar a tempo.
Prazos e formas de atuação irão mudar - deverá ficar mais comum ter clientes que não estão na mesma cidade, estado ou país que o profissional. Também realizar mais atividades com outras comarcas. Bem como ver os prazos de processos e demais atividades ficarem menores.
No geral, as tecnologias impactam qualquer tipo de mercado, e no setor jurídico isso não será diferente. É preciso então se preparar, para assim continuar atuando na advocacia 4.0 e suas evoluções.
Passos básicos para aderir à advocacia 4.0
Seguem 3 das primeiras ações a serem tomadas para garantir uma boa atuação nas mudanças que estão por vir.
1. Invista em tecnologias
A exemplo de bons equipamentos e conexões, mas também outros facilitadores, como os softwares que permitem gerenciar documentos e assinaturas digitais.
Sem o fator tecnológico a advocacia 4.0 não funciona e não traz os vários benefícios que pode fornecer.
2. Renove suas habilidades
Novas habilidades serão necessárias para que haja melhor conexão com clientes e os setores envolvidos no trabalho com o advogado, embora o atendimento aos clientes seja o ponto principal.
Dentre as habilidades mais importantes, temos:
Soft skills - habilidades focadas em saber analisar melhor os clientes e o público-alvo, para assim obter maior conexão. Envolvem itens como ter mais empatia, inteligência emocional para lidar com as diferenças, além de desenvolver ainda mais a sua persuasão.
Comunicação - que vai ser essencial, tanto para agregar mais clientes, quanto para garantir que as atividades dos clientes atuais possam se perpetuar. E vai ser necessário não apenas falar bem, mas principalmente saber transformar vários tipos de dados em informações úteis ao seu trabalho e aos envolvidos nele.
Empreender - buscando características da área que possam ser agregadas ao seu trabalho, auxiliando a inovar, ser criativo, e demonstrar aos consumidores o quanto as suas atividades podem ter alto valor agregado para atender bem as necessidades deles.
Fora a questão de saber lidar bem com as tecnologias que já existem, e as que estão em desenvolvimento no setor.
3. Amplie sua atuação virtual
E aqui consiste não apenas em criar contas nos perfis digitais, mas mantê-las ativas e atualizadas.
Seguem alguns exemplos do que pode ser feito com elas:
Ensinar - sobre termos, legislações e outros procedimentos da área jurídica;
Tirar dúvidas - seja com vídeos, postagens específicas, ou mesmo por canais digitais de atendimento;
Realizar pesquisas - buscando conhecer um pouco mais dos seus potenciais clientes;
Tudo isso ajuda principalmente a aumentar a visibilidade do seu trabalho, além de ir agregando valor às suas atividades, trazendo maior confiança dos clientes na sua atuação.
Conclusão: a advocacia 4.0 é o presente!
E quem não conseguir se organizar para atuar com ela, certamente terá maiores dificuldades para continuar na profissão.
Por isso, não perca tempo, use nossas dicas e já comece o quanto antes a se preparar para o que a advocacia 4.0 irá trazer.