Seria um sonho se toda média ou grande empresa existente neste mundo pudesse atuar em todas as regiões dele, das maiores às menores, levando o acesso a produtos e serviços importantes e necessários de maneira igualitária e acessível. Mas, infelizmente, isso é uma grande utopia, considerando que vários aspectos precisam ser levados em conta ao definir a inserção de uma empresa numa região, especialmente as de médio e grande porte. Com isso em mente, neste conteúdo você vai entender a importância de empreendedores e negócios locais para o desenvolvimento dessas regiões, com algumas dicas a respeito de como você, empreendedor local, pode cuidar melhor do seu negócio e assim garantir que ele tenha boas receitas e chances de lucro, como se espera. 4 Motivos do porquê empreendedores e negócios locais geram desenvolvimento Para te ajudar a compreender a importância dos empreendedores e negócios locais para a economia de uma região e de um país, listamos 4 motivos. Veja: 1. Ajudam a fortalecer aspectos de suas regiões Nós vemos muito disso em cidades que possuem um alto atrativo com pontos turísticos, o que auxilia a movimentar não apenas os comércios básicos, como hotéis, restaurantes e experiências, mas também supermercados, lojas, etc. E os empreendedores e negócios locais podem ter uma participação extremamente ativa e importante no processo, atuando em conjunto para deixar a cidade em questão ainda mais forte nos pontos que necessita para trazer maior qualidade de vida e giro econômico para a região. Lembrando que isso não precisa ser feito apenas com turismo. É possível alcançar este tipo de fortalecimento em cidades que sejam: Polo estudantil, com muitas universidades e centros de formação profissional. Centro comercial, servindo de rede de consumo e abastecimento para cidades ao redor. Outros processos culturais, que também estimulem o giro da economia e tragam qualidade de vida à população. Exemplos: cinema, concertos, shows, museus, etc. E quem entende o mínimo de produções culturais, por exemplo, sabe que empreendedores e negócios locais possuem uma chance maior de apoiar atividades do tipo do que as grandes empresas. Assim, eles se tornam essenciais para auxiliar uma cidade ou região a fortalecer diversos aspectos, desde infraestrutura, à cultura e economia. 2. Facilitam o dia a dia dos clientes Já que a mesma padronização que facilita, pode prejudicar em alguns aspectos. Por exemplo, você já passou pela experiência de ir numa grande empresa e, ao necessitar da resolução de um problema simples, ficar preso dentro de uma rede interna de burocracias? Isso geralmente acontece porque, para grandes empresas, a maioria dos procedimentos são padronizados, e é muito difícil para os colaboradores darem o famoso “jeitinho” para resolver de uma maneira mais simples e rápida. O mesmo não acontece com empreendedores e negócios locais, já que existe uma flexibilidade importante nas suas atividades cotidianas, essenciais para atender bem aos clientes e garantir a geração de muitos negócios. 3. Garantem um bom giro econômico na região Isso porque empreendedores e negócios locais garantem, em sua maioria, que os valores financeiros permaneçam sendo aplicados na região em que eles atuam. E isso é feito de diversas formas: Na geração local de empregos, o que garante um fomento efetivo de outros comércios da região, já que as pessoas trabalham para manter as necessidades básicas e realizar os desejos que possuem. No consumo de produtos e serviços de outras empresas da região, o que também as auxilia a crescer e movimentar ainda mais a economia local. Na participação de ações e decisões que irão impactar a comunidade local, como a construção de uma nova unidade, a aliança com outra empresa, ou mesmo as ações sociais realizadas de tempos em tempos para agraciar a comunidade. Sendo assim, empreendedores e negócios locais são essenciais para que uma economia localizada em uma cidade ou região metropolitana possa efetivamente se fortalecer e continuar girando. 4. Podem levar produtos e serviços que uma grande empresa não quer levar Pense só nas grandes redes de fast food, por maiores que sejam, não possuem unidades em todas as cidades do mundo. Assim, os clientes que desejam consumir os tipos de produtos que eles oferecem precisam recorrer a quem? Aos empreendedores e negócios locais! Vemos muito isso em cidades de pequeno e médio porte, onde empresas de ramo semelhante se consolidam e atendem com maestria as necessidades dos clientes, aproveitando essa “brecha” de mercado. E assim contribuem para movimentar a economia e satisfazer as necessidades dos clientes, enquanto conquistam boas opções de receita e lucro. Isso significa que as médias e grandes empresas deveriam perder espaço? Não! Até porque elas também contribuem grandemente para uma intensa movimentação da economia, inclusive com negócios feitos no exterior. Porém não podemos deixar de evidenciar o quanto o mercado nacional depende, especialmente nas menores cidades, dos empreendedores e negócios locais, em sua maioria pequenos ou microempreendedores. Isso porque as médias e grandes corporações sempre avaliam diversas possibilidades antes de entrarem num mercado, e pode ser que eles não invistam em certas regiões, deixando o caminho aberto para os empreendedores e negócios locais. No fim, queremos apenas evidenciar que as micro e pequenas empresas possuem tanta importância para um mercado e uma economia quanto às médias e grandes, e que descartá-las é um erro dos grandes! Por melhor que seja o seu mercado, planejamento e controle são essenciais Com toda certeza o maior desafio dos empreendedores e negócios locais consiste em manter o negócio em atividade, e obviamente gerando receita que seja o suficiente para quitar os custos operacionais e ainda trazer bons lucros. Então é muito importante que um empreendedor de micro e pequenas organizações localizadas saiba muito bem como administrar o seu negócio, evitando: Altas dívidas, que sejam difíceis de quitar e que gerem uma necessidade descontrolada por “vendas a qualquer custo”; Investimentos não calculados, já que eles podem acabar não trazendo os retornos esperados e ainda gerar mais custos e despesas; Andar em desacordo com as necessidades do mercado, que mudam constantemente. Realizar pesquisas no setor e também projeções auxilia muito nisso. Fora isso, gerenciar um negócio, mesmo sendo pequeno e localizado, envolve ainda: Saber quais os custos e despesas de operações; Ter reservas de valores que cubram essas despesas e operações quando as receitas não são aquilo que se espera; Realizar o devido controle financeiro e contábil, em vistas de organizar boas projeções de crescimento; Se antenar com as novidades, tanto tecnológicas, de comunicação com os consumidores, quanto à itens diferentes que podem ser agregados ao seu negócio. Conclusão: empreendedores e negócios locais geram desenvolvimento Isso porque, como mostramos, empreendedores e negócios locais levam oportunidades de produtos e serviços aos consumidores de uma região, enquanto auxiliam grandemente na geração de empregos e na movimentação da economia local. Assim, é essencial que empresas e governos saibam lidar e incentivar bem os empreendedores e negócios locais, pois eles fazem muito bem a sua parte em fazer crescer a economia de uma região.