Trabalho híbrido: o que a empresa precisa pesar para a contratação?

Autor: André Dias Andrade

27/10/2021

O modelo de trabalho híbrido já era conhecido antes da pandemia, mas agora, pós-pandemia, não só está sendo bastante considerado pelas empresas, como é o desejo da maioria das pessoas. 

 

A verdade é que pesquisas recentes têm indicado que empregados e empregadores estão gostando da modalidade, justamente porque trazem menor desgaste em termos de deslocamento, além de custos mais baixos e uma maior qualidade de vida.

 

Estima-se que até mesmo a produtividade dos colaboradores aumente, já que eles ficam mais tempo perto da família e contam com melhores oportunidades para cuidar da saúde física e mental.

 

Se o objetivo é introduzir o trabalho híbrido na sua empresa, mas está em dúvida sobre como funciona a legislação neste modelo, está no conteúdo certo. Confira. 

 

O que significa trabalho híbrido?

 

O trabalho híbrido nada mais é do que uma modalidade de trabalho em que o empregado desempenha suas funções em dois locais diferentes: diretamente na empresa e em casa.

 

E sim, no modelo de trabalho híbrido ambas situações acontecem juntas, necessitando apenas que empregado e empregador definam os momentos de teletrabalho (da residência do funcionário) e os momentos presenciais.

 

O papel de cada um no modelo de trabalho híbrido 

 

Para garantir o sucesso do modelo na sua empresa, é importante entender quais são as obrigações do profissional que você pretende contratar, mas também as suas. Veja abaixo. 

 

Obrigações do empregador

 

Utilizar o trabalho híbrido tem se apresentado como uma tendência interessante e viável para muitas empresas, já que a prática traz alguns benefícios, como redução de custos e aumento da produtividade.

 

No entanto, isso não significa que as coisas fiquem mais relaxadas para o empregador, que precisa cumprir algumas obrigações, como:

 

  • Orientar seu trabalhador a respeito de procedimentos de saúde e segurança no trabalho, de modo a prevenir acidentes ou outras situações danosas.

 

  • Permanecer pagando os benefícios vigentes no contrato de trabalho. A única exceção é o vale transporte, que será pago em momentos de deslocamento presencial.

 

  • Fornecer todos os móveis e equipamentos necessários para a realização do trabalho remoto na residência do funcionário. Ajudas de custo (como internet) não são obrigatórias, mas recomendadas.

 

  • Definir os horários de trabalho, intervalos e descanso, além de orientar os demais trabalhadores a respeito da escala de cada funcionário, evitando que sejam gerados trabalhos extra-horários.

 

  • Fiscalizar o local de trabalho, desde que o processo seja agendado e se comprometa a não expor a intimidade do trabalhador. A fiscalização pode ocorrer de maneira remota ou presencial.

 

Além das obrigações mencionadas, é preciso cumprir os demais pontos que forem estipulados no contrato de trabalho e seus aditivos, garantindo que seus empregados tenham condições efetivas de desempenharem seus trabalhos de maneira híbrida.

 

Obrigações do empregado

 

Ao empregado contratado no modelo de trabalho híbrido também restam algumas obrigações, fora os pontos básicos envolvendo cumprir suas tarefas e atender às solicitações da empresa que se encaixem no seu cargo e responsabilidades. São elas:

 

  • Assinar um termo de responsabilidade, informando que reconhece as normas de saúde e segurança no trabalho e está se dispondo a cumpri-las em trabalho remoto.

 

  • Em caso de acidentes durante o trabalho remoto, cabe ao empregado demonstrar que cumpriu todas as normas repassadas pela empresa, caso queira buscar reparações por danos ou assistência.

 

  • Manter os cuidados com os horários de trabalho estipulados, atividades a serem desempenhadas e também com os dias de atuação presencial na empresa.

 

Também é obrigação do profissional que está sendo contratado, se comprometer em cuidar dos equipamentos e móveis cedidos pela empresa, de maneira que eles permaneçam úteis ao desempenhar suas funções.

 

Como controlar as horas trabalhadas?

 

Em termos de trabalho híbrido, o controle das horas trabalhadas parece ficar um pouco mais complexo, já que o empregador não pode estar presencialmente “vigiando” o empregado quando o mesmo desempenha suas funções de maneira remota.

 

A forma de controle da jornada deve primeiro passar pelo contrato de trabalho (ou aditivo dele), onde é estabelecido:

 

  • Dias e horários a serem trabalhados remotamente.

 

  • Dias de trabalho presencial na empresa, com horários de chegada, saída e intervalos.

 

É fundamental que as datas sejam estabelecidas. Isso, claro, para garantir que o que seja estipulado seja efetivamente cumprido, sem prejuízo para empregado ou empregador.

 

Vale lembrar que o empregador pode alterar o regime de trabalho, de híbrido para presencial, por exemplo. No entanto, tudo deve ser feito com aditivos de contrato, e o empregado deve ter um prazo mínimo de 15 dias para se adaptar.

 

Como cuidar das questões trabalhistas?

 

A maneira mais segura de utilizar bem todas as possibilidades do trabalho híbrido do ponto de vista da legislação é mantendo registrados todos os acordos realizados, seja diretamente no contrato de trabalho, seja no aditivo dele.

 

Fora isso, é sempre importante passar os acordos estabelecidos pelas vistas de um advogado especializado na área, para que o mesmo verifique a fundo os pontos legais ou possivelmente ilegais do que foi acordado.

 

E sempre faça isso antes de formalizar o contrato por escrito, para não ter nenhum tipo de problemas no futuro.

 

4 dicas valiosas para não errar na contratação no modelo de trabalho híbrido 

 

Considerando que o trabalho híbrido ainda não é devidamente regulamentado, é importante que você esteja atento a alguns pontos para que a sua empresa atue corretamente com a modalidade. Confira as dicas. 

 

1. Tenha controle 

 

É importante manter registrado e atualizado todos os móveis e equipamentos destinados aos funcionários. Isso evita confusões e permite um melhor acompanhamento das atividades desempenhadas.

 

2. Boa comunicação 

 

Trabalho híbrido exige bons meios de comunicação, o que por sua vez exige investimentos na área, com aquisições e treinamentos.

 

É importante a empresa se preparar financeiramente para isso, além de organizar momentos de instrução que sejam efetivos e garantam a continuidade dos trabalhos.

 

3. Jornada de trabalho 

 

O controle da jornada de trabalho é um exemplo do ponto que pode ser ajustado virtualmente. Vale pesquisar as ferramentas disponíveis e verificar como incluí-las na sua empresa.

 

4. Feedback sempre 

 

Realize “momentos” de feedback, onde a equipe possa trocar informações úteis, que ajudem na tomada de decisão a respeito do trabalho híbrido. 

 

Isso pode ser feito, por exemplo, para compreender a periodicidade do trabalho presencial, se os funcionários deverão ir em grupos separados, etc. 

 

O modelo de trabalho híbrido é o favorito para o pós-pandemia, sabia?

 

Implementar o modelo na sua empresa depende de ajustes pontuais e um pouco de planejamento, buscando um equilíbrio entre as necessidades do empregador e também do empregado.

 

Dito isso, se o trabalho híbrido tem se tornado uma opção para o seu negócio, busque organizar a “casa”, pensar nas possibilidades, além de ajustar tudo o que for necessário para que a modalidade seja implantada sem dificuldade. 

 

Restou alguma dúvida sobre trabalho híbrido? Se sim, nos conte no Instagram, @diasandradeadvogados.